quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dilma, enfim, passou a vencer entre os mais pobres do Rio de Janeiro

A última pesquisa do IBOPE realizada no estado do Rio de janeiro (campo entre 27 e 29 de julho) mostrou uma ampla vantagem de Dilma sobre os outros candidatos. O resultado é o seguinte: Dilma 46%, José Serra 27%; Marina Silva 10%; Nulos e em Branco 7% e Indecisos 8%. Em maio, os dois candidatos estavam próximos, mas a partir daí a vantagem de Dilma foi se ampliando a cada pesquisa.
Mas até a pesquisa anterior, Serra ainda vencia entre os eleitores mais pobres (um salário mínimo). A novidade da pesquisa de fins de julho é que Dilma passou a vencer entre os eleitores de menor renda (ver gráfico abaixo).
No Rio de Janeiro a onda Dilma demorou a chegar entre os eleitores mais pobres e menos escolarizados. Chegou. A ampliação da vantagem de Dilma está associada ao fato de que, enfim, ela virou a candidata dos mais pobres.
O gráfico abaixo apresenta o percentual de votos dos candidatos por faixa de renda da última pesquisa IBOPE. Para facilitar a visualização, excluí os indeciosos, cujo percentual pouco se altera em todas as faixas de renda.

Votos para Presidente e Renda no Rio de Janeiro




É interessante observar a associação entre preferência para presidente e governador. O gráfico abaixo mostra que Dilma é preferida entre os eleitores dos três principais candidatos ao governo do estado do Rio. Dilma vence mesmo entre os eleitores de Gabeira, que tem o apoio de dois candidatos à presidência: Serra e Marina.

Voto para Presidente e Governador no Rio de Janeiro



Banco de dados sobre eleições brasileiras

Alguns amigos me pedem para consultar o banco de dados eleitorais que saiu do ar para uma reforma. Enquanto a reforma não vem, ele pode ser consultado aqui:

Dados Eleitorais do Brasil

3 comentários:

  1. Caro Jairo,

    Muito importantes suas análises expondo com clareza dados que nem sempre ficam à mostra nas explicações dos quadros da pesquisa de opinião.
    Seu blog é mais uma contribuição aos seus ex-alunos/as e amigos que seguem esses estudos. Estou na rede com um novo blog: http://politicaecronicas.blogspot.com
    Como sempre procuro evidenciar a situação das mulheres na competição eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. Jairo, alguma ideia de explicação para o fato de os 3 primeiros gráficos (ate 1 salario minimo, entre 1 e 2 SM, e de 2 a 5 SM) terem um comportamente praticamente igual no que diz respeito à intenção de votos para Dilma, Serra e Marina?? Apenas no gráfico de "mais de 5 SM" é que é possivel observar uma mudança significativa nas intenções de voto, que migra claramente da Dilma para a Marina.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, não sou um governador ou algo parecido, mas tenho uma dúvida a ser esclarecia:
    -Nas eleições para presidente, os presidentes atuais do Brasil são retirados do poder, mas quem fica no lugar deles até o resultado das eleições?
    Desde já agradecida,
    Milena (cidadã)

    ResponderExcluir