sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Minas Gerais em Cinco Disputas Presidenciais

Minas Gerais está protagonizando a mais interessante disputa eleitoral deste ano. A pesquisa do Datafolha de hoje mostra que o candidato Antonio Anastasia (PSDB) subiu 12 pontos, passando de 17% para 29 % . O crescimento do candidato tucano é o mais intenso desde que o Horário Eleitoral Gratuito começou (pelo menos nos estado cobertos pelo Datafolha).
Ao mesmo tempo, a candidata do PT à presidência não para de ampliar a sua vantagem em Minas Gerais. Não tenho acesso aos bancos de dados das pesquisas, mas tudo leva a crer que esteja os eleitores que votam simultaneamente no PSDB para governo do estado e no PT para presidência esteja crescendo.
Como salientei em outra postagem, a disputa para governo de Minas Gerais replica, como nenhuma outra anterior no estado, a polarização nacional. Mas isso não quer dizer que os eleitores alinhem seus votos nos dois planos.
A análise das pesquisas feitas nos dias próximos às eleições pode dar uma pista mais segura sobre o grau de vinculação do voto para presidente e governador.

Apresento abaixo os mapas das disputas presidenciais em Minas Gerais. O presidente eleito sempre venceu no estado. Mas de maneira semelhante ao que aconteceu no Nordeste, Minas foi ficando paulatinamente menos azul.
Os mapas mostram a diferença em pontos percentuais entre Lula e seus adversários. O tom das cores revela a vantagem de um candidato sobre o outro: quanto mais intensa, maior a diferença para um candidato naquela cidade. As esferas seguem a proporção da população da cidade sobre a população total do estado.
Fui convencido por um leitor que a combinação das cores azul e vermelho não é a mais apropriada para mapas. Por isso, adotei o tom laranja para designar a diferença pró-Lula. Volto ao assunto em breve.

PS: É preciso clicar na imagem para vê-la com mais clareza. Como uma leitora do blog se surpreendeu quando recebeu esta informação, pode ser que mais gente não saiba.

Minas Gerais em 1989. Diferença em Pontos Percentuais entre Collor e Lula




Minas Gerais em 1994. Diferença em Pontos Percentuais entre Fernando Henrique e Lula



Minas Gerais em 1998. Diferença em Pontos Percentuais entre Fernando Henrique e Lula



Minas Gerais em 2002. Diferença em Pontos Percentuais entre Lula e Serra




Minas Gerais em 2006. Diferença em Pontos Percentuais entre Lula e Alckmin

3 comentários:

  1. Muito interessante. Qual software v. usa pra visualizar esses dados? Abs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o voto Dilmasia tão criticado no início da campanha é o que vai predominar em MG

    ResponderExcluir
  3. Me parece que o voto dilmasia mostra que o eleitor mineiro não vota por ideologia partidária.

    ResponderExcluir