segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Nordeste em cinco eleições presidenciais

A última pesquisa Datafolha (campo feito entre os dias 9 e 12 de agosto) mostrou que a maior diferença entre os principais candidatos à presidência neste ano acontece na Região Nordeste. Lá a candidata do PT tem 49 % das preferências, contra 25 %de Serra e 8% de Marina. Isso significa que Dilma já tem 60% dos votos válidos na região.
Por enquanto, Dilma repete no Nordeste o excelente desempenho obtido por Lula em 2002 e 2006.
Vale a pena observar os resultados das cinco eleições presidenciais na Região Nordeste. Os cinco mapas abaixo mostram as diferenças em pontos percentuais entre os dois principais candidatos de cada eleição. O percentual foi calculado sobre o total de votos (inclusive votos brancos e nulos). Os tons das cores revelam a intensidade das diferenças: quanto mais intenso é o vermelho, maior a diferença pró-Lula. Quanto mais azul, maior a diferença para o candidato anti-Lula. O tamanho das esferas é proporcional ao tamanho da população do município sobre a população total da região.
Na disputa de 1989, o Nordeste é majoritariamente azul. Lula consegue um bom desempenho nas capitais. Em 1994 e 1998, o padrão azul é dominante. Fernando Henrique vence praticamente em toda a região. Em 2002, o padrão se inverte: o Nordeste se avermelha. Em 2006, o tons de vermelho ficam ainda mais fortes. Lula obtém na Região a maior votação que um presidente já obteve em uma eleição em uma região do pais.

Eleições de 1989 no Nordeste: Segundo Turno. Diferença (em pontos percentuais) entre Collor e Lula



Eleições de 1994 no Nordeste: Primeiro Turno. Diferença (em pontos percentuais) entre Fernando Henrique e Lula




Eleições de 1998 no Nordeste: Primeiro Turno. Diferença (em pontos percentuais) entre Fernando Henrique e e Lula



Eleições de 2002 no Nordeste: Segundo Turno. Diferença (em pontos percentuais) entre Lula e Serra



Eleições de 2006 no Nordeste: Segundo Turno. Diferença (em pontos percentuais) entre Lula e Alckmin

2 comentários:

  1. Esses gráficos são espetaculares. Muito bom trabalho!

    SaoNunca
    www.eutenhoumblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jairo,
    Muito bom a apresentação visual do apoio eleitoral dos principais candidatos presidenciais nas 5 últimas eleições. Eu e um colega estamos elaborando um trabalho sobre os últimos processos eleitorais (das eleições p/ presidente) em Alagoas e é um caso interessante por ser o único estado do nordeste que não se "avermelhou" nas eleições de Lula.

    ResponderExcluir