sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A queda dos homicídios no estado do Rio de Janeiro II

No mês passado, fiz uma postagem onde apresentei dados sobre a queda da taxa de homicídios no Estado do Rio de Janeiro. Sem querer, apaguei a postagem original.
Como o tema reapareceu no debate (Rede TV/Folha de São Paulo) entre os candidatos a governador ontem à noite, resolvi atualizar os dados.
Os dois gráficos abaixo apresentam os números sobre a evolução da taxa de homicídios no estado do Rio de Janeiro. Para permitir a comparação entre os governos, apresento apenas os dados para o primeiro semestre de cada ano.
O primeiro semestre deste ano teve a menor taxa de homicídios desde que as estatísticas da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro apresenta os dados.
Não sou especialista no tema, mas a queda parece estar associada ao programa de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) em doze comunidades da capital, antes dominadas pelo tráfico. A crítica da oposição é que os membros das quadrilhas das comunidades ocupadas estariam se deslocando para outras áreas do estado. A análise da distribuição geográfica da violência no estado podem dimensionar se esta hipótese se sustenta.



De qualquer modo, a redução dos homicídios no primeiro semestre de 2010 é impressionante. Veja o gráfico abaixo, com dados por mês. O mês de Junho de 2010 teve a menor taxa de homicídios desde Janeiro de 1991; mesmo quando analisamos os meses do segundo semestre, não cobertos pelos gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário