sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visualização das disputas presidencias nos estados

Com o dia das eleições se aproximando, é bom relembrar os resultados das disputas presidenciais anteriores nos estados.
Apresento em uma única página, 27 gráficos, com o percentual obtido pelos dois principais concorrentes no primeiro turno das eleições de 1994, 1998, 2002 e 2006.
Nas quatro disputas, houve polarização entre o Lula e um candidato do PSDB - Fernando Henrique duas vezes, Alckmin e Serra.

Percentual de votos do PT (vermelho) e do PSDB (azul) nas eleições presidenciais


A comparação entre os gráficos permite uma visualização rápida das tendências. Alguns dados sempre surpreendem. Por exemplo, não lembrava que o candidato Serra obteve apenas 8% dos votos no estado do Rio de Janeiro, em 2002.

2 comentários:

  1. Jairo,
    Interessante como os Estados do Nordeste já apresentavam grande apoio ao Lula em 2002. Os dados vão um pouco de encontro com a tese de que o Lula trocou de base eleitoral entre as eleições de 2002 e 2006. Afastando-se do sul-sudeste e se embrenhando pela norte-nordeste. Já em 2002 os votos dele nessas áreas eram muitos e acima dos dados para o PSDB. Além disso, o PT perdeu votos no sudeste apenas em SP, porém o declinio no Sul é evidente. Talvez menos do que uma mudança de base eleitoral, tenha ocorrido uma nacionalização eleitoral do PT já em 2002 e uma extensão dessa mesma em 2006.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Felipe,
    A virado do Nordeste começou em 2002 mesmo. Tem uma postagem antiga com os mapas do Nordeste, que vai se avermelhando aos poucos.
    mas a rota do PT é diferente, Veja também uma postagem em que mostro que o PT tem variações estaduais muito grandes..

    ResponderExcluir