quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dilma e Serra em Minas Gerais

Em uma postagem anterior, apresentei a evolução dos votos em Minas Gerais em cinco eleições presidenciais. Os mapas mostravam a crescente votação do candidato do PT (sempre Lula).
O mapa abaixo apresenta os resultados da disputa presidencial (diferença da votação em pontos percentuais entre Dilma e Serra) deste ano. No cálculo da votação, considerei o total de votos dados (inclusive brancos e nulos), não apenas os votos válidos.
A intensidade das cores revela uma maior diferença para um dos lados: quanto mais forte o tom laranja, mais votos para Dilma no município; quanto mais azul, mais votos para Serra.
Estes dados não indicam necessariamente a vitória de um dos dois no município (em algumas cidades, eventualmente Marina pode ter vencido), mas dizem respeito a diferença entre eles.
As esferas são proporcionais à população do município sobre a população total do estado. Não coloquei a legenda com os nomes, para não prejudicara a visualização.



Minha impressão é que o padrão de 2010 repete o de 2006; Dilma abre vantagem em todas as regiões do estado, mas existe um corredor azul que corta o mapa a partir do Sul que é pró-Serra, e já podia ser visto em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário