quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cinco eleições presidenciais nos estados

O conjunto de gráficos abaixo apresenta o percentual de votos obtidos pelos dois principais candidatos (PT e PSDB) nas cinco eleições presidenciais. Os votos obtidos por todos os demais candidatos foram agregados como "outros".

O primeiro gráfico mostra os dados dos estados da Região Nordeste. Observe a crescente votação de Lula na região, particularmente em 2002. Dilma é extremamente bem votada, mas com exceção de Alagoas, têm menos votos do que Lula obteve em 2006.

Percentual de voto dos Presidentes nos estados da Região Nordeste. Eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.



O segundo gráfico apresenta os dados das Regiões Norte e Centro-Oeste. Em uma postagem anterior revelei a minha surpresa com o fato de Serra ter vencido no Acre, mas quando observei os dados da série de eleições no estado fiquei ainda mais surpreso: Lula só venceu no Acre em 2002 (justamente contra Serra).
No mais, os estados e o Distrito Federal apresentam padrões muito variados. Vale observar o Amazonas, onde a votação de Lula e Dilma se aproxima do alto nível de votos obtidos pelos candidatos petistas nas três últimas eleições no Nordeste.

Percentual de voto dos Presidentes nos estados da Região Norte e Centro-Oeste. Eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.



O último gráfico traz a votação nas Regiões Sul e Sudeste. O PSDB venceu quatro, das cinco disputas, em três estados: Santa Catarina, São Paulo e Paraná. O PT venceu quatro vezes apenas no Rio Grande do Sul, mas outros estados têm apresentado vitória sistemática do partido nas três últimas eleições: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo.
Em linhas gerais, três redutos do PSDB: São Paulo, Paraná e Santa Catarina; quatro redutos do PT: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Percentual de voto dos Presidentes nos estados da Região Sudeste e Sul. Eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário