terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os resultados das eleições presidenciais por estado (com brancos e nulos)

Os jornais publicaram, na edição de hoje, o resultado final das eleições. Todos eles apresentaram os votos válidos separadamente dos nulos e em branco. Afinal, são estes os dados que interessam para sabermos se haverá (ou não) o segundo turno.
Esta é a forma tradicional de apresentar estatísticas eleitorais. Mas vale a pena observar conjuntamente os votos dados aos candidatos e os deixados em branco e anulados. Assim, podemos analisar como todos os eleitores que compareceram se manifestaram.
O conjunto de gráficos abaixo apresenta os resultados das eleições presidenciais por estado. Para facilitar a consulta, os gráficos são apresentados em ordem alfabética. Também para facilitar a visualização, os votos dos candidatos que obtiveram votações reduzidas foram agregados.


Existem muitos resultados inesperados. Para mim, o maior deles foi a vitória de Serra no Acre, estado govenado elo PT e terra natal da Marina. Alguém tem pistas do que aconteceu?

3 comentários:

  1. No Acre, às vezes o crescimento do agronegócio no estado ligado a bancada do DEM tenha levado ao aumento de votos do Serra. Não sei, uma suposição.

    ResponderExcluir
  2. A mim também surpreendeu este resultado, aliás não vi nenhuma fala de nenhum dos Viana com relação a isto.

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente fiquei admirado vou com a votação de DILMA neste primeiro turno. Ela nunca foi candidata a nada, nunca foi nem se quer vereadora de uma cidade com dois mil eleitores. Fiquei admirado do fraco desempenho do Serra: Vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, governador, ministro, candidato a presidente pela segunda vez e perder para a Dilma, um completa desconhecida, istó foi demais. Vou até mudar meu voto, o Serra não ganhou nem o PRIMEIRO TURNO.

    ResponderExcluir