terça-feira, 19 de junho de 2012

Blogs de ciência política

O leitor Rodrigo Martins sugeriu que apresentasse alguns blogs de ciência política que vale a pena serem visitados. Depois da sugestão, pensei muito, mas percebi que, das duas uma: ou os cientistas políticos não utilizam muito este canal de comunicação, ou eu não conheço os blogs feito pelos colegas.

Na verdade, visito muito mais blogs escritos por cientistas, estatísticos e jornalistas do que os elaborados pelos cientistas políticas. As minhas sugestões são as seguintes:

Andrew Gelman  Gelman é cientista político e estatístico. Professor da Universidade de Columbia. Polêmico e brilhante. Tem um estilo particular de comprar brigas e fazer provocações; por exemplo, recentemente, usou o adjetivo "horrible" para caracterizar um artigo do psicólogo Jonath Haidt. Algumas das postagens são muito técnicas e herméticas, outras, particularmente as críticicas metodológicas que faz as pesquisas alheias, muito instrutivas. Apresenta postagens novas praticamente todos os dias.

Monkey Cage Organizado por cinco cientistas políticos (entre eles Gelman) tem como propósito divulgar pesquisas de ciência política. Por isso, trata de temas mais canônicoa da disciplina. As postagens, em geral são escritas para grande audência, sem muitas tecnicalidades. O nome do blog é inspirado na deliciosa frase de H. L. Mencken: "Democracia é a arte de governar o circo da jaula dos macacos".

Josep Colomer Colomer é um cientista político catalão com ampla produção na área de política comparada e instituições representativas. Não escreve com muita regularidade, mas as postagens, particularmente as que faz análise de grandes temas de conjuntura, são muito boas.

FiveThirtyEight  Nate Silver,  o autor do blog não é um cientsita político, mas economista que começou a vida fazendo o que os americanos adoram: estatísticas de baseball. Nas eleições presidenciais de 2008 criou um blog especializado em fazer projeções eleitorais que virou uma sensação. O sucesso foi tanto que foi contratado pelo New York Times. Imperdível para quem gosta de estatísticas e eleições. Em tempo: 538 é o número de delegados no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos.

Simon Schwartzman  Creio que é o blog mais regular escrito por um cientista social brasileiro. Especializado em políticas sociais, política científica e educação. Uma pena que não escreva muito sobre política. Abre espaço para boas discussões com colegas sobre temas polêmicos. Um exemplo de elegância; no estilo e na estética do blog.

Devem existir outros blogs excelentes escritos por cientistas políticos. Aceito sugestões.


Um comentário: