sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sistemas Eleitorais (sexta edição)

Acabou de sair uma nova edição de Sistemas Eleitorais (FGV Editora), de minha autoria. Na realidade, é a terceira versão do livro (a primeira é de 1999,  e a segunda é de 2004); a editora  até recentemente contava como uma nova edição cada reimpressão do livro.

A nova versão do livro segue a estrutura das edições anteriores: com um capítulo dedicado aos sistemas majoritários, um sobre a representação proporcional, um terceiro dedicado aos sistemas mistos e um final que dimensiona os efeitos dos sistemas eleitorais. Mas o texto é muito diferente das versões anteriores. Procurei ser mais didático na explicação de aspectos mais complexos, particularmente na descrição do sistema de voto único transferível utilizado na Irlanda e dos sisemas mistos.


 Outra novidade é a presença de um glossário, que deve ajudar os leitores a memorizar os termos técnicos. No lugar dos 55 países da edição anterior, faço referência aos sistemas eleitorais utilizados em 95 democracias eleitorais (países que realizaram eleições livres recentemente segundo os critérios da Freedom House).

  O livro foi escrito pensando nos estudantes de graduação. Acho que ele pode ser discutido em quatro aulas (cada uma delas dedicatas a um dos capítulos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário