domingo, 1 de julho de 2012

Como redigir um projeto de pesquisa

A segunda maior angustia de um estudante de pós-graduação é fazer o seu projeto de pesquisa. Não é mesmo tarefa simples passar de um tema de pesquisa (sorte quando o aluno já escolheu o seu) para a elaboração do projeto. Infelizmente, são raras as instituições que oferecem algum parâmetro para os estudantes do que deve constar de um projeto. Com isso, os alunos ficam dependentes do formato definido por seu orientador, ou, o que é pior, do seu próprio. 

Depois de participar de muitas bancas e orientações me dei conta que os projetos cometem  erros semelhantes. Um deles é a falta de equilibrio entre o espaço que é dedicado a falar do que os outros fizeram e o reduzido espaço dedicado a apresentar o que se quer fazer. Mas o principal deles é a seção de métodos (ou metodologia), que quase sempre se resume a poucas linhas que enumeram as técnicas que serão utilizadas para a coleta de dados.

Escrevi  um um pequeno texto Breve Roteiro para elaboração de um projeto de pesquisa para ajudar os meus alunos. Como existem poucos textos semelhantes publicados no Brasil, achei que ele poderia ser útil a outros estudantes.

É claro que o texto reflete a minha experiência (inclusive a de sofrer fazendo projetos) e a minha visão do que seja a "boa pesquisa". Por isso, certas passagens podem soar idiossincráticas para alguns colegas. Fazer o que.

2 comentários:

  1. Professor,
    Gostei muito do texto: está bastante claro e didático. Vou utilizá-lo meus "monitorandos" na Faculdade de Direito da USP.
    Mariana Armond Dias Paes

    ResponderExcluir
  2. Olá Jairo, já adotei como indicação básica de leitura de meus orientandos e pibics. Obrigada bjs
    Samira

    ResponderExcluir