quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pobreza nos Estados Unidos em Números

Na última década, jornais e revistas de todo o mundo passaram a utilizar os infográficos com mais frequência. Bons infográficos conseguem apresentar estatísticas e informações complexas de maneira atraente em termos gráficos, utilizando mapas, desenhos e símbolos. Uma pena que não sejam muito utilizados como forma de comunicação do trabalho acadêmico.

O infográfico abaixo, produzido pelo NPR (National Public Radio) dos Estados Unidos, é excelente. Ele mostra diversas dimensões da pobreza americana. Vale a pena ser visto com cuidado (com um clique no canto superior esquerdo ele é ampliado).  Segundo dados apresentados (2010), 46,2 milhões de americanos (15,1%) viveriam na pobreza; um aumento de 2,5 milhões em relação à 2009. 

As informações são apresentadas por segmento: famílias, gênero, criança e idade, raça e etnicidade, estados e evolução no tempo. A pobreza afeta mais as mulheres (29% mais probabilidade de serem pobres do que os homens) e também as famílias chefiadas por elas; a população não-branca e os estados do Sul. Impressionante é o dado de que uma em cada cinco crianças dos Estados Unidos vivem na pobreza.

Não tenho conhecimento de trabalho semelhante com dados sobre a pobreza no Brasil. Seria de enorme utilidade.



Poverty In The U.S. By The Numbers









Nenhum comentário:

Postar um comentário