quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Handbook de ciência política

A Editora Sage publicou no fim do ano passado a International Encyclopedia of Political Science. O trabalho coordenado pela IPSA é, até onde eu saiba, o mais ambicioso projeto do gênero. São oito volumes que totalizam 4.032 páginas. Por conta do preço (1095 dólares na Amazon, fora o valor da entrega), a coleção provavelmente só será adquirida por instituições. Não dá para pessoa física. Fui informado que a compra dá direito ao acesso à versão eletrônica.

Infelizmente ainda não pude manusear a enciclopédia. No site da Sage podemos apenas ler algumas páginas. Mas o índice e a lista de colaboradores é muito boa. Fiquei particularmente curioso com a longa lista de verbetes sobre métodos.

Colaborei com um pequeno verbete: Elections, volatility. Fiquei particularmente feliz, pois em geral, brasileiros são convidados quase sempre para falar de temas ligados ao Brasil; ficando os tópicos de teoria e de métodos sob a responsabilidade de americanos e europeus.

Curiosamente, não sei sequer em qual volume o verbete foi publicado.

2 comentários:

  1. Professor,

    Qual a diferença dessa enciclopédia para a "Encyclopedia of Political Science Set", dos responsáveis: George T Kurian (Editor), James E Alt (Editor), Simone Chambers (Editor), Geoffrey Garrett (Editor), Margaret Levi (Editor), Paula D Mcclain (Editor); com 1801 páginas e lançada em 2010?

    Parabéns pelo verbete. E obrigado pela dica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que já vi referência da Encyclopedia of Political Science Set, mas nunca tive a oportunidade de ver um volume... No site da editora (CQPress) não há um verbete em PDF para olharmos!
    Acho que a forca Da International Encyclopedia é o fat de ter sido um projeto da IPSA.
    Adoro enciclopédias e tenho vontade de ter as duas...
    abs
    Jairo

    ResponderExcluir